Voltar

Urtiga: mais energia e saúde

8 de Janeiro de 2013 Sopa de Urtigas 1º Prémio

A urtiga é reconhecida pelas suas propriedades revigorantes e antifatigantes. Tudo é bom nesta hortelã. Raízes, caule, folhas, flores e sementes, são utilizadas pelos terapeutas para tratar diversos males, para além dos problemas digestivos, a artrite, as infeções na próstata, infeções urinárias, asma, acne, caspa…Mas são sobretudo as folhas de urtiga que agem como tonificantes.

Planta multifacetada, aumenta a vitalidade e a capacidade de resistência do organismo para melhor se adaptar aos vários tipos de stress – rica em clorofila, vitaminas, minerais e oligoelementos, a urtiga permite encontrar energia, mas estimula também as nossas defesas imunitárias. A maior parte das farmácias vendem ervas secas ou cápsulas e a natureza oferece-nos todo o ano. Basta colocar umas luvas e apanhar.

Em casos de cansaço, prepare todos os dias uma infusão: uma a duas mãos de folhas de urtiga num litro de água quente (ou uma colher de sopa de folhas selvagens). Experimente beber 3 a 4 chávenas por dia durante duas semanas.

Se tomar cápsulas, não exceda a dose recomendada. A urtiga tem contra indicações nas mulheres grávidas ou com função renal ou cardíaca reduzida.
Nestes casos, pode interferir com os medicamentos diuréticos, anticoagulantes e anti-inflamatórios. A urtiga utilizada como tempero não tem nenhuma restrição particular.

Deixe um comentário

Current month ye@r day *