Idosos: 94 % passa tempos livres em casa
30 de Janeiro de 2013
A caracterização sócio-demográfica da capital foi apresentada esta quinta-feira no workshop ‘Seniores de Lisboa: Capital Social e Qualidade de Vida’, a decorrer no Instituto de Ciências Sociais, em Lisboa.
Pedro Alcântara da Silva, do Instituto do Envelhecimento, adiantou que a maioria dos idosos estão em redor do Castelo e que aumentou a percentagem de pessoas com mais de 65 anos na cidade, nomeadamente em Alvalade e São João de Brito. Comparando com a média nacional, que é de 19,1% de idosos entre a população, Lisboa surge com 24,1%.
Entre as freguesias com menos idosos estão a Charneca, Ameixoeira, Madalena e Marvila.
O inquérito mostra que 80% dos mais velhos (com mais de 50 anos) moram na mesma casa há mais de 20 anos, 45% são proprietários e 36% pagam um aluguer de contrato antigo (anterior a 1990).
Segundo a investigação do Instituto do Envelhecimento e da Universidade de Lisboa, as pessoas mais velhas moram em edifícios antigos e “com alguma degradação”.
É bom que os idosos saiam de casa, principalmente no Verão. Sabemos que no Inverno é mais complicado por causa das condições atmosféricas, mas actividades ao ar livre é sempre bom, principalmente nos meses de Verão.